O método da bissecção (português brasileiro) ou método da bissecção (português europeu) é um método de busca de raízes que bissecta repetidamente um intervalo e então seleciona um subintervalo contendo a raiz para processamento adicional.
É um método simples e robusto, mas relativamente lento quando comparado a métodos como o método de Newton ou o método das secantes. Por este motivo, ele é usado frequentemente para obter uma primeira aproximação de uma solução, a qual é então utilizada como ponto inicial para métodos que convergem mais rapidamente.
(EXERCÍCIO 01) Encontrar a raiz aproximada da equação x^3 - 2*x + 1 = 0, no Intervalo [-2;-1], usando as dez primeiras iterações. Usar o método da bissecção.
(EXERCÍCIO 02) Encontrar a raiz aproximada da equação x^3 - 2*x + 1 = 0, no Intervalo [-2;-1], usando as dez primeiras iterações. Usar o método da bissecção.
(EXERCÍCIO 03) Encontrar a raiz aproximada da equação x^3 - 2*x + 1 = 0, no Intervalo [-2;-1], usando as vinte primeiras iterações. Usar o método da bissecção.
(Exercício 04) Escrever uma algoritmo em Delphi, que resolva a equação x^3 - 2*x + 1 = 0, usando o método da bissecção, onde ao clicar num botão seja exibido as vinte primeiras iterações, num objeto tStringGrid. Lembrando que a raíz está no intervalo [-2;-1]
(Exercício 05) Escrever uma algoritmo em Visual Basic, que resolva a equação x^3 - 2*x + 1 = 0, usando o método da bissecção, onde ao clicar num botão seja exibido as vinte primeiras iterações, exibir o objeto numa caixa de diálogo. Lembrando que a raíz está no intervalo [-2;-1]
Postar um comentário